Nós sabemos que mediação é uma maneira sustentável, eficiente e de custo moderado para resolver disputas e outras diferenças. Já falamos, como uma comunidade de mediação, como poderíamos mediar as questões de mudanças climáticas. Nós provavelmente não passamos o mesmo tempo, como uma comunidade, falando como abordar, no nosso comportamento e práticas, as mudanças climáticas.
Chegou a hora de dar a nossa contribuição em relação às mudanças climáticas que estamos enfrentando. O passo que muitos de nós tivemos que tomar para a mediação online, em resposta à pandemia do Covid, nos mostrou que há maneiras amigáveis ao meio ambiente de mediar que podem ser, ao mesmo tempo, facilmente accessivas e altamente efetivas. Este compromisso ilustrativo dá idéia dos passos concretos que cada um de nós podemos tomar, tanto durante como depois da pandemia, para reduzir o impacto de cada mediação que conduzimos no meio ambiente. Reconhecemos, como inspiração para isto, “The Pledge for Greener Arbitrations” (O Compromisso para Arbitragens Ecológicas) pela árbitra, Lucy Greenwood.
Por favor, inscrevasse, no lugar determinado abaixo, para mostrar o seu apoio a esta iniciativa que pode, esperamos, ter um impacto verdadeiro no nosso comportamento e fundamentalmente mudar a maneira com que conduzimos as mediações. O compromisso é suficientemente amplo para permitir a todos que estão envolvidos em mediação a fazer mudanças no seu comportamento e indicar o caminho de mediação responsável. Oferece o fundamento sobre o qual, esperamos, os mediadores basearão suas próprias medidas adicionais e específicas para suas práticas.
Por favor, sinta-se à vontade em aumentar ou adaptar o Compromisso como queira. Como um adepto escreveu:
“Este compromisso é um empenho que não tem fim e se é formalizado ou apenas um contrato feito a mim mesmo – sente-se realmente bom tê-lo começado. Obrigado por ter me dado o incentivo!”
O COMPROMISSO
“Como mediador dedicado a assegurar a diminuir o impacto no meio ambiente de cada mediação que estiver envolvido, assegurarei, sempre que possível:
- Que se a tecnologia de compartilhar tela do computador /video for apropriada, accessível e aceita por todos os interessados, estimularei o seu uso em todos os aspectos da minha prática de mediação.
- Durante o processo de mediação, sempre considerarei qual será a maneira mais beneficiária ao meio ambiente de viajar, se viajar for necessário.
- Compensarei as emissões de carbono de qualquer vôo que faça de ida e volta às mediações, embora reconheça que isto não é, de forma alguma, um substituto para evitar de voar e somente voarei se for necessário.
- Sempre no processo de mediação, somente me corresponderei através de meios eletrônicos, a não ser que nas circunstâncias se exiga expressamente a correspondência impressa, enquanto se reconhece que a comunicação eletrônica emite carbono e deve ser limitada ao que for necesário. Não pedirei cópias impressas de documentos a não ser que haja uma necessidade especial de fazê-lo e não estimularei, em geral, o uso de cópias impressas.
- Estimularei que as partes e seus consultores considerem a necesidade dos participantes comparecerem à mediação pessoalmente se o comparecimento envolve muita viagem e se a viagem não é necessária.
- Sempre que possível, estimularei as partes e seus consultores a considerarem o local mais favorável ao meio ambiente para sua mediação. Nos locais de mediação, nas salas em que estou mediando, estimularei, sempre que possível, uma maneira ecológica de usar consumíveis (por exemplo evitar o uso único de plástico) e o uso de energia (por exemplo revisando o nível do ar condicionado e o do aquecimento).
- Considerarei se é apropriado viajar, e o meio de transporte para ida e de volta, às conferências e outros eventos, e sempre que possível, estimularei o uso de opções de transmissão ao vivo/participação remota.
- Tomarei passos para reduzir o impacto ambiental do meu escritório/lugar de trabalho; e
Procurarei fazer com que haja conhecimento deste compromisso, por exemplo fazendo referência no meu website e/ou no meu rodapé do email.”
ASSINATURA DO COMPROMISSO
Texto útil
Texto para possível inclusão na papelada administrativa ou contratual
“Compromisso de emissão de carbono
(x organizacão e) o mediador é/são partidário(s) e signatário(s) da Aliança Mundial de Mediadores nas Mudanças Climáticas (World Mediators Alliance on Climate Change, WoMACC) Compromisso Ecológico.
Eu estou/nós estamos empenhado(s) a diminuir o impacto no meio ambiente de cada mediação que eu estiver/nós estivermos envolvido(s), como está descrito, em linhas gerais, no Compromisso, incluindo evitando viagens desnecesárias e usando tecnologia eletrônica sempre que possível.
Eu estou/nós estamos também empenhado(s) em estimular aqueles com quem mediamos a diminuir igualmente suas emissões de carbono.
O compromisso completo também está incluído no [x/meu] Termos de Envolvimento que estão anexados ao esboço de nosso Acôrdo para Mediar. Eu convido/nós convidamos as partes a levar em consideração o Compromisso.”
Translation by Luiza Borges Parks and Anna Luisa Howard